Sua Barba & Cabelo

Barba é um negócio engraçado, você gasta anos torcendo e esperando que ela cresça e, quando ela resolve aparecer, parece crescer descontroladamente e aí você sofre tentando se livrar do excesso para não ir trabalhar todo desleixado.

Encontrar o equilíbrio é uma virtude e cuidar da barba vai além de escolher o comprimento e o estilo que mais de agrada: você precisa saber se ela combina com o seu formato de rosto e entender se o seu corte de cabelo está em harmonia com o estilo de barba que escolheu.

Entender o equilíbrio da combinação vai te deixar visualmente mais elegante e também mais atraente, já que todo mundo aprecia a harmonia e a proporção das coisas. Selecionamos algumas dicas para te ajudar a entender como combinar barba e cabelo.

O QUE ESCOLHER PRIMEIRO: CORTE DE CABELO OU BARBA?

A escolha vai depender da quantidade de cabelo que você tem. Se, por exemplo, o seu cabelo for seu ponto forte, não comprometa seu penteado por causa da sua barba; porém, se o seu cabelo é fino e ralo e você quer desviar a atenção dele, escolha um estilo de barba que combine com o seu rosto e que você consiga manter e, então, escolha um corte de cabelo apropriado para equilibrar.

COMO LIDAR COM A DIFERENÇA DE TONALIDADES?

Você tem bastante cabelo branco, mas a barba é escura? Ou, talvez, tem fios loiros na cabeça e pelos ruivos no rosto? Nesse caso, como proceder? É melhor pintar o cabelo? Existe alguma combinação de cores para evitar? Muitas pessoas, inclusive, passam horas no cabelereiro tentando criar esse contraste, então, abrace a diferença dos tons e não se preocupe com isso”. Mas, se você quiser pintar o seu cabelo – seja pelo excesso de cabelos brancos ou por moda mesmo – tome cuidado para não intensificar o tom de preto, por exemplo, e aumentar o contraste entre a barba e o cabelo. Isso pode deixar o visual meio bizarro. Aliás, se você quiser mudar a cor do cabelo não é legal clarear ele demais e escapar muito da tonalidade da barba.

CARECA PODE TER BARBA?

Claro que pode, a barba, aliás, pode até aumentar a sua autoestima. Mas você precisa ficar esperto na quantidade de pelo que tem no rosto. Se a sua barba for rala, o efeito pode ser negativo.

BARBA IDEAL PARA CORTE MILITAR

Normalmente, o corte militar pode causar aquela imagem de cabeça de ovo, então, para equilibrar as proporções, o ideal é aparar a barba e criar um visual de “barba por fazer”. Ela vai definir o contorno do seu rosto e equilibrar perfeitamente com o corte militar.

BARBA IDEAL PARA O CORTE SOCIAL

Como a proposta do corte é algo mais sério e limpo – já falamos do corte social aqui – o ideal é raspar a barba completamente para não fugir do tema.

BARBA IDEAL PARA CABELOS COM COMPRIMENTO MÉDIO

Quanto mais comprido é o seu cabelo, mais opções de barba você tem para trabalhar. No caso do comprimento médio, qualquer tipo de barba funciona, mas, já que você quer explorar, a sugestão é equilibrar com contrastes. Por exemplo: se o seu cabelo é grosso e pesado, o legal é optar por uma barba mais leve. Em 2017, a tendência é usar barbas mais curtas e o cabelo mais bagunçado. Se você unir essas duas propostas, vai ver que o resultado final é bem interessante.


BARBA IDEAL PARA CABELOS COMPRIDOS

Aqui a coisa fica um pouco mais complicada, quando você decidir ultrapassar o comprimento médio e investir no longo, é melhor ter certeza que você tem uma estrutura óssea mais rígida e masculina. Rostos mais finos e delicados podem ficar mais femininos se você investir em um cabelo comprido. Se você não liga para isso, ótimo! Se liga, é melhor deixar a barba crescer e cultivar mais pelos na região do maxilar. Mesmo com todas essas dicas, a gente ainda reforça que o melhor que você pode fazer é experimentar e ter coragem de mudar. Nem todo mundo tem a sorte de ter uma barba que cresce rápido, mas, mesmo assim, não é o fim do mundo raspar todo o pelo do rosto e esperar a barba crescer para tentar de novo. Cabelos crescem mais rápido do que você pensa, então, experimente e veja qual o estilo que combina com a sua personalidade e com o seu ritmo de vida.